É com imensa satisfação que a CERMA se associa à conferência sobre o Santo Sudário organizada pela Universidade Sénior Tirsense no dia 17 de Abril no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Tem como palestrantes o médico Dr. Antero Frias Moreira e o Prof Dr. Victor Lobo
O Santo Sudário foi a mortalha que envolveu Jesus Cristo no percurso da Cruz para o Sepulcro, do qual sabemos muito pouco da sua história e do seu trajeto.
Que Jesus foi envolvido por um lençol, adquirido por um dos homens mais ricos da época – José de Arimateia – parece não existirem dúvidas. Foi este o lençol usado, de que agora falamos e que está guardado na Catedral de Turim, no norte de Itália, desde 1578, ou foi outro, do qual lhe teríamos perdido o rasto?
Embora a natureza e a história do Sudário tenha sido objeto de extensas e duradouras controvérsias, ele continua a ser intensamente estudado e continua a ser objeto de interesse por parte de milhões de fieis em todo o mundo.
Em 2013 o Papa Francisco, assume-o como um ícone de um homem flagelado e crucificado, sem dizer claramente que este homem tenha sido Jesus Cristo, mas em 2010 , ele – o Santo Sudário- foi visitado em Turim por dois milhões de fiéis.
Independentemente das controvérsias existentes, sairemos desta conferência mais ricos , ouvindo dois grandes estudiosos da temática e dois excelentes oradores, Dr. Antero Frias Moreira e Prof. Dr. Vitor Lobo.